Nossa escola desenvolve o trabalho voltado para os estímulos das Inteligências Múltiplas, na área de educação infantil que consiste na aplicação da teoria das inteligências múltiplas defendidas pelo psicólogo e professor norte americano Howard Gardner; na qual temos a aplicação de atividades executadas nas salas ambientes, com o intuído de despertar e desenvolver as diversas capacidades e habilidades nas crianças por meio de atividades diferenciadas de maneira lúdica e prazerosa fazendo com que o aluno seja agente do seu próprio conhecimento e oportunizando ao mesmo tempo inúmeras possibilidades de aprendizagens significativas. Sendo assim apresentamos para você o nosso quadro de trabalho, onde poderá identificar a sala ambiente de trabalho referente a inteligência desenvolvida na mesma e algumas linhas de estímulos que se podem ser trabalhadas.
Identificação da Sala | Inteligência – Habilidade | Linha de estimulação |
Sala Ambiente de Expressão e Produção | Inteligência Linguística | Vocabulário, fluência verbal, gramática, alfabetização, memória verbal. |
Sala Ambiente Natureza e Sociedade | Inteligência Naturalista e social | Curiosidade, exploração, descoberta, interação, aventuras., compreensão maior do mundo natural e social, a partir de observação, exploração e experimentação do meio ambiental natural e nas suas vivências sócio-culturais. |
Sala Ambiente de Jogos | Inteligência Lógico-Matemático | Conceituação, sistema de numeração, operação de conjunto, instrumento de medida, pensamento lógico. |
Sala Ambiente de Iniciação Musical | Inteligência Musical e Cinestésico-Corporal | Percepção auditiva, discriminação de ruídos, compreensão de sons, discriminação de sons, estrutura rítmica. Motricidade e coordenação manual, coordenação viso-motor e tátil, percepção de formas, percepção de pesos e tamanhos, paladar e audição. |
Sala Ambiente de Brinquedos. | Inteligência Espacial /Pessoal e Cinestésico Corporal | Lateralidade, orientação espacial, orientação temporal, criatividade, alfabetização cartográfica. Motricidade e coordenação manual, coordenação viso-motor e tátil, percepção de formas, percepção de pesos e tamanhos, paladar e audição. |
Sala Ambiente de Artes e Movimento | Inteligência Pictórica | Reconhecimento de objetos, cores, formas e tamanhos, percepção de fundo, viso-motor. |
Sala de Multimeios | Inteligência Pessoal e Interpessoal. | Percepção corporal, autoconhecimento e relacionamento social, administração das emoções, ética e empatia- automotivação e comunicação interpessoal. |
Sala Ambiente de Integração/Interação Área livre coberta Externa- Parquinho | Inteligência Pessoal e Interpessoal | Percepção corporal, autoconhecimento e relacionamento social, administração das emoções, ética e empatia - automotivação e comunicação interpessoal. |
Sala Ambiente de Vivência Alimentar Copa e cozinha. | Todas as Inteligências | Vocabulário, fluência verbal. Pensamento lógico, medidas, criatividade, percepção de sons, peso, media, paladar, descoberta, interação, reconhecimento de objetos, comunicação interpessoal. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário